Seminário de educação: (trans)FORMAR o presente! turma S3

Apresentação

Respondendo às prioridades decorrentes do atual quadro legal - designadamente, do Perfil dos Alunos e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, do plano de ação para a transição digital e do quadro estratégico 2021-2027 da Rede de bibliotecas escolares – Bibliotecas Escolares: Presentes para o Futuro, em articulação direta com os referenciais de aprendizagens orientadores para a prática, desenha-se um percurso que continue a dessossegar a ação educativa. Visando um espaço de reflexão sobre o que fazemos localmente e os desafios que aportam à educação neste presente arquiteta-se um plano formativo que represente as literacias múltiplas em que se entrelaçam, competências, atitudes e valores. Reforçando o papel de diferentes atores educativos e parcerias na tomada de decisão sobre oportunidades para a plena cidadania, informada, consciente e crítica, num tempo de maiores desafios para os sistemas de educação formal, desenhou-se este programa no âmbito do trabalho da Rede de Bibliotecas do Concelho de Tondela. (trans)FORMAR para o presente está imbuído de uma visão holística sobre exequíveis situações formativas e de aprendizagem que contribuam para o empoderamento das nossas crianças e jovens, e implique os docentes no “pensar a educação”.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1-Criar um espaço de reflexão sobre realidades educativas atuais num tempo de maiores desafios para os sistemas deeducação formal; 2- Conhecer e perspetivar ações locais, nacionais e mundiais, em cada contexto, sustentáveis no tempo e no espaço,geradoras de oportunidades de promoção da cidadania democrática inclusiva e consciência cidadã; 3- Divulgar práticas locais geradoras de momentos significativos de aprendizagens e de competências associadas a multiliteracias com a biblioteca escolar; 4- Desenvolver nos professores competências na área das literacias, nomeadamente na área da literacia da informação e dos Media; 5-Reconhecer nas bibliotecas escolares e redes concelhias de bibliotecas cooperações imprescindíveis para um trabalho estruturante em torno dos quatro eixos para que aponta o quadro estratégico da RBE: Sítios, Saberes, Ligações e Pessoas; 6. Reforçar momentos de trabalho colaborativos no seio de um território municipal.

Conteúdos

1- A diversidade de contextos/culturas das sociedades democráticas e a possibilidade de construção de diálogos em torno da educação no presente. (re) Construindo conceitos repensando a Agenda 2030. 2- A promoção da cidadania democrática, das artes e da cultura a partir dos projetos desenvolvidos com a(s) biblioteca(s)escolar(es): International School Cartoon Festival; #geraçãojovem1420; Somos+ ALer+ - Percursos de bem-estar, Arte e cidadania com a Biblioteca Escolar, …; 3- Cidadania e Media para o Bem: estudos, propostas de trabalho com os jovens e desafios atuais. Práticas (trans)FORMAdoras com os Média: o “Som dos Livros “ na rede de Bibliotecas – Dar voz aos alunos! Contribuir para aprender a aprender. O poder da comunicação e a intervenção local. 4- Presente(s) e futuro(s): Escola, Comunidade e Biblioteca – um compromisso para o bem-estar. 5- Desafios atuais de um jornalista no papel de formador: a dimensão social e o poder económico da informação digital. 6- Valores [liberdade e responsabilidade; equidade, diversidade e Inclusão; colaboração e participação; inovação; sustentabilidade e bem-estar], competências e aprendizagens num quadro global de transformar a educação – Objetivos do desenvolvimento Sustentável.

Metodologias

O Seminário com 12 horas será realizado na modalidade de curso de formação com 12 horas presenciais. A componente presencial realizar-se-á em Plenário, com a totalidade dos formandos (até 150), de acordo com a seguinte estrutura: Primeiro dia: Tarde - Conferências/painéis /mesa redonda Segundo dia: Manhã - Conferências/painéis Tarde - Conferências/painéis

Avaliação

A avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10, de acordo com o ECD, Regime Jurídico da FormaçãoContínua e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. O instrumento de avaliação utilizado será uma reflexão individual com número limitado de carateres. Esta deverá contemplar uma breve visão global e reflexiva do seminário, focalizando-se, numa segunda fase, naidentificação de 3 ações concretas passíveis de serem implementadas em contexto. A avaliação dos formandos alicerça-se na qualidade da reflexão evidenciada na elaboração do Relatório Individual (grau de clareza, postura crítica, grau de profundidade, rigor científico, pertinência, expressão escrita) – 100%. O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2 do artigo 46º do ECD, aprovado pelo DL nº 75/10, de 23 de Junho: Menção qualitativa Menção quantitativa Excelente 9-10 valores Muito Bom 8-8,9 valores Bom 6,5-7,9 valores Regular 5,0-6,4 valores Insuficiente 1,0-4,9 valores No primeiro dia, na sessão plenária, haverá um espaço de apresentação do processo de avaliação dos formandos e sua participação na avaliação no Seminário.

Modelo

A Ação de Formação é avaliada pelos formandos e pelos formadores através do preenchimento de questionários. O CFAE elabora o respetivo tratamento estatístico que é alvo de análise nas reuniões da Secção de Formação e Monitorização e do Conselho de Diretores.

Bibliografia

OCDE (2020). Education responses to covid-19: Embracing digital learning and online collaboration. [Disponível emhttps://oecd.dam-broadcast.com/pm_7379_120_120544-8ksud7oaj2.pdf] PEREIRA, Sara, FILLOL, Joana e MOURA, Pedro (2018). Levar os media para a escola. Agenda de atividades detransliteracia, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) - Universidade do Minho. Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede deBibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027. https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf UNESCO (2018). Journalism, ‘Fake News’ & Disinformation, UNESCO. Unesco. (2020). ESD for 2030: What’s next for Education for Sustainable Development? Retrieved from:https://en.unesco.org/news/esd-2030-whats-next-education-sustainable-development

Formador

Maria Elisa Figueiredo Costa Figueiredo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-04-2023 (Sexta-feira) 14:30 - 19:00 4:30 Presencial
2 29-04-2023 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
3 29-04-2023 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 28-04-2023
Fim: 29-04-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119633/23
Modalidade: Seminário
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Tondela