Política de Avaliação e Referencial de Avaliação Interno do AE: um Caminho em (Re)construção turma ACD6 23/24
Apresentação
A publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, veio desencadear mudanças significativas ao nível da política educativa consubstanciadas na operacionalização do currículo e formas de implementar o processo de ensino – aprendizagem – avaliação pedagógica. A avaliação pedagógica assume uma centralidade inequívoca nas políticas educativas e curriculares concorrendo para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, bem como para a promoção do sucesso escolar de todos os alunos. Nesse sentido as escolas foram convidadas a refletir internamente sobre a temática e a (re)desenhar o seu referencial de avaliação das aprendizagens, percecionando-o como “parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens.” Pretende-se que a comunidade docente consolide estas mudanças e percecione e debata de forma partilhada o referencial de avaliação desenhado para o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, bem como aprofunde competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens nomeadamente revisitando conceptualmente conceitos e práticas de avaliação formativa, feedback e participação e processos de recolha de informação.
Destinatários
Professores do 5.º ano, 7.º ano e 10.º ano do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica que concorram para a implementação das orientações constantes nos documentos legais; Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo em torno da análise interpretativa e modus operandi do referencial de avaliação do AETTR. Percecionar e diversificar práticas de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula. Promover a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas em torno do referencial de avaliação do AETTR. Implementar práticas de formação interna que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica.
Conteúdos
Natureza e fundamentos da avaliação e em particular da avaliação pedagógica; Referencial de avaliação: propósitos, fundamentos e modus de acompanhamento, monitorização e avaliação; Revisitar e inferir em torno de conceitos alocados à avaliação pedagógica, nomeadamente práticas de avaliação formativa e sumativa, feedback (natureza, distribuição e utilização por alunos e professores) e processos de recolha de informação.
Metodologias
Apresentação/Reflexão/Partilha/Debate em torno dos conteúdos a abordar/explorar.
Avaliação
Frequência
Modelo
Preenchimento de um questionário pelos formandos e pela formadora. Tratamento estatístico desses dados e avaliação pela Secção de Formação e Monitorização e Conselho de Diretores do CFAE-PB.
Bibliografia
Fernandes, D. (2021). Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica no âmbito do Projeto MAIA. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Fernandes, D. (2021). Para a Conceção e Elaboração do Projeto de Intervenção no Âmbito do Projeto MAIA. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Fernandes, D. (2018). Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In M. I. R. Ortigão, D. Fernandes, T. V. Pereira, & L. Santos (Org.), Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal. Perspectivas teóricas, Práticas e de Desenvolvimento (pp. 139- 163). Editora CRV. Shute, V. J. (2008). Focus on formative feedback. Review of Educational Research, 78(6), 10-14.
Formador
Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-01-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Online síncrona |