Critérios de Avaliação Comuns e Critérios de Avaliação das Tarefas turma ACD6 24-25 T4

Apresentação

A avaliação criterial, introduzida normativamente em Portugal em 2001, constitui um desafio ao qual ainda não foi possível responder cabalmente, sobretudo pelo facto de a sua inscrição pedagógica em sala de aula ser ainda muito ténue e incipiente. No entanto, a avaliação criterial constitui um dos mais poderosos instrumentos para garantir a equidade, a inclusão e o sucesso das aprendizagens, uma vez que o seu principal desiderato é servir de apoio à melhoria das aprendizagens. Importa, pois, criar as condições para que uma efetiva avaliação criterial se desenvolva em contexto de sala de aula, quer no âmbito da avaliação formativa, quer no âmbito da avaliação sumativa, designadamente no âmbito das práticas de classificação. O propósito de conferir à avaliação mais rigor e sentido, constituindo-a como um instrumento que é colocado ao serviço das aprendizagens dos alunos, exige, pois, uma compreensão profunda e cabal dos conceitos e processos associados à avaliação criterial.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Distinguir avaliação normativa de avaliação criterial; - Explicitar os conceitos ligados à avaliação criterial; - Descrever o processo de construção de critérios enquanto “referencial comum”, tendo por referência o atual quadro normativo e curricular; - Analisar os diferentes níveis de desenvolvimento da avaliação criterial; - Mostrar os modos de inscrição pedagógica em sala de aula do uso de critérios; - Justificar a importância do uso de critérios na avaliação sumativa e na avaliação formativa (feedback, autoavaliação e avaliação pelos pares); - Mostrar a importância de critérios nos processos de classificação.

Conteúdos

- Avaliação normativa e avaliação criterial - Desenvolvimento de uma estratégia organizacional, curricular e pedagógica em função do atual quadro normativo e curricular - Níveis de operacionalização dos critérios: macro (escola), meso (departamentos) e micro (sala de aula); - Os critérios de avaliação e classificação de tarefas.

Metodologias

Metodologia expositivo-dialógica com recurso a trabalhos práticos. Dada a natureza e o formato da ACD (sessão síncrona a distância), a ACD desenvolver-se-á através da apresentação e clarificação dos principais conceitos e processos associados à avaliação criterial, sendo os formandos incentivados a participar dialogicamente em momentos de debate e de realização de atividades específicas.

Modelo

Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da secção de formação e monitorização e conselho de diretores deste CFAE.

Observações

Docentes AE de Tondela Tomaz Ribeiro

Formador

Eusébio André Costa Machado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 17-10-2024
Fim: 17-10-2024
Acreditação: ACD6 24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: A Distância