387

Técnicas de Socorrismo: Suporte Básico de Vida turma C53-A1 ACD11 24-25

Apresentação

Diariamente nas escolas podem surgir situações que exijam o socorro de vítimas em situações de emergência, sendo importante conhecer o Sistema Integrado de Emergência Médica e saber agir em função da situação concreta. Os estudos científicos comprovam que a probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor o tempo decorrido entre uma paragem cardiorrespiratória (PCR) provocada por uma fibrilação ventricular e a consequente desfibrilhação. A rápida desfibrilhação, enquanto objetivo, é difícil de atingir se efetuada apenas por médicos, já que a PCR ocorre na maioria das vezes fora do hospital. Nesse sentido recomenda-se que os “não médicos” sejam treinados e autorizados a utilizar desfibrilhadores, na sequência do enquadramento proporcionado pela legislação existente. Tendo em vista a massificação do ensino e treino das manobras de suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa, designadamente no âmbito da formação efetuada nos estabelecimentos de ensino, justifica-se a criação deste produto pedagógico, de forma a promover a formação dos professores com competências técnico/pedagógicas nesta área.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

No final da ação os formandos devem ser capazes de: • Conhecer o Sistema Integrado de Emergência Médica; • Reconhecer a importância de identificar, avaliar e ativar o número de emergência; • Saber agir perante uma situação de emergência médica, em contexto súbito; • Saber fazer o Exame da vitima; • Adquirir competências de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE).

Conteúdos

O Sistema Integrado de Emergência Médica Situação de emergência médica Exame da vítima Suporte Básico de Vida SBV-DAE, componente teórica e prática

Metodologias

Esta ação tem componente teórica e parte prática.

Modelo

Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da Secção de Formação e Monitorização e Conselho de Diretores deste CFAE.

Observações

Manual de técnicas de socorrismo da Escola Nacional de Bombeiros Manual de tripulante de ambulâncias de socorro do INEM

Entidade Parceira- Escola Superior de Saúde de Viseu

Formador

António Madureira Dias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-05-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 28-05-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 14-05-2025
Fim: 28-05-2025
Acreditação: C53-A1 ACD 11 24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária de Tondela

INSCREVER-ME